.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A memória de um padre exorcista.

A memória de um padre exorcista:Relatos da colonia de Cascalho

O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada numa ex-colônia de
imigrantes italianos situada em Cascalho, município de Cordeirópolis, estado de São
Paulo. A vida religiosa dessa colônia organizou-se em torno do padre Luis Stefanello
(1878-1964), que foi o formador e orientador de várias gerações de fiéis. A fama de exorcista espalhou-se por todo o interior do Estado de São Paulo, transformando
Cascalho em lugar de romarias. A pesquisa revela o que sobrevive da imagem do padre Stefanello na memória dos mais velhos da comunidade e a ação de um homem ”cheio de poder” por meio de suas bênçãos e exorcismos, mostrando as ressonâncias dela no comportamento populacional. Por outro lado, o artigo examina as relações entre a história e memória do grupo social, evidenciando que a experiência do relacionamento entre o padre e o povo de Cascalho foi geradora de um elo que perdura até o presente.

Link para download

4 comentários:

  1. CARLOS., PAMELA., PABITA., ANGELA., ISAUTINA., SANDRA,. GABRIELA., ERALDO., JOSÉ EUSTAQUIO.,MEIRE., MERE TEREZINHA.,MELCHIOR,.ELEUZA.,MORGANA.,MAGDA., GABRIL., RAFAEL., JUNIOR., TATIANA., MARCIO., ANA.,JANAINA., JOISI.,JOÃO PEDRO., ROSANGELA., MICHELE., FERNANDA., CELSO., JEAN., MARIA A P., TALITA., WELLINGTOW., ERIK.,TOBIAS., JUNIOR., IASMIM., CORREA., SILVA.,FREITAS., PASSOS., JESSUS., SOUSA., RIBEIRO., FLORENTINO.,PEÇO V- VOS ORAÇÕIS POR TODA FAMÍLIA EU VOS SUPLICO QUE VENHAIS COM VOSSO PODER CELESTE NOS DEFENDER .MUITAS COISAS ESTRANHAS,PARA NORMAIS. OBJETOS QUE MOVEM BARULHOS CONSTANTES BRIGAS , ASSASSINATO COM QUARENTA FACADAS DE UMA JOVEM .VARIAS TENTATIVAS DE SUICÍDIO , SUICÍDIO DE UMA JOVEM COM VENENO. VÍCIOS COM BEBIDA E CIGARRO ESTA DESTRUINDO A FAMÍLIA . INEXPLICADO MINHA IRMÃ LEVANTOU DE MANHÃ TODA MACHUCADA COM OS DENTES QUEBRADOS E A BOCA TODA CORTADA E TODA ROXA ELA DISSE QUE FOI DOMINADA POR UMA FORCA ESTRANHA QUE QUERIA LEVA-LO .MUITAS OUTRAS COISAS ANDAM A CONTECENDO COM ELA E COM TODOS MEU IRMÃO EMBRIAGA O DIA TODO ESTA SEMPRE TODO MACHUCADO MINHA MÃE ESTÁ SOFRENDO MUITO A VIDA DELA E CHORAR, E REZAR O DIA TODO. MEU MARIDO ESTA MUITO DOENTE ESTA FUMANDO QUATRO MAÇOS DE CIGARROS POR DIA . MINHA FILHA PRECISA MUITO DE UM TRABALHO. AS PORTAS SEMPRE FEIXADAS PARA ELA. SENHOR SUPLICO QUE VOS DERRAME, SUAS BENÇÃOS E ATENDA OS NOSSOS PEDIDOS. PAI O SENHOR SABE ONDE NECESSITAMOS TANTO DE SUAS GRAÇAS POR ISSO EU AS ENTREGO EM TUAS MÃOS GLORIOSAS PARA QUE O SENHOR NOS ABENÇOE. MUITO OBRIGADA SENHOR POR TANTAS GRASSAS RECEBIDAS,PELAS QUE VAMOS RECEBER EU TE LOUVO SENHOR E DOU GRAÇAS POR TUDO E TENHO A CERTEZA DA VITÓRIA . PEÇO VOS ORAÇÕES PELO MUNDO INTEIRO PELA,PAZ UNIÃO AMOR ,PROSPERIDADE.

    ResponderExcluir
  2. muito bom o livro, experiencia que nós cristãos devemos ter e a conciência do combate espiritual que vivemos a cada dia.

    ResponderExcluir
  3. O povo de Cascalho agora sente saudade do Padre Luiz Stefanello, querendo resgatar a lembrança, mas ninguem diz que expulsaram o padre da vila, fizeram baixo assinado e escreveram para o Bispo para obterem a sua
    transferência para longe.
    O padre sabia de tudo e dizia: Protejo essa vila das tempestades e ventanias, quando eu for embora vão sentir falta, por que nada a protejera.
    Após a sua transferência teve muitas destruições por vendavais, talvez por isso lutaram pela volta dos restos mortais do Padre.
    O Padre Luiz Stefanello via o mal nas tempestades e conseguia expulsa-las, dando a calmaria.
    Ele foi perseguido pelo transtorno causado pelo fiéis à procura do exorcismo e por que ele via a maldade e dizia na cara o erro que existia em cada morador da vila, por isso foi perseguido.

    ResponderExcluir
  4. OOOOOi tenho um sonho que é ser padre e defender a fé de cristo com cristo e em cristo

    ResponderExcluir