.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O que é usado no exorcismo? Àgua, Óleo, Sal

De todos os meios a que os exorcistas (e não só)recorrem com frequência, citamos, em primeiro lugar, a água exorcizada(ou pelo menos benzida),o azeite(de azeitona)exorcizado e o sal exorcizado. Qualquer sacerdote pode rezar as o0rações do Ritual para exorcizar estes três elementos, nã sendo necessária nenhuma autorização especial. Mas é muito útil conhecer o uso especifico destes três sacramentais que , usados com fé, são de uma enorme utilidade.

A agua benta ..

Ocupa um lugar fundamental em todos os ritos litúrgicos. A sua importância leva-nos de novo à aspersão baptismal. Durante a oração de benção, pede-se ao Senhor para que a aspersão desta agua nos traga os tres beneficios seguintes:

1° O perdão dos nossos pecados
2° A defesa contra ciladas do Maligno
3° O Dom da proteção divina

A oração de exorcismo da agua proporciona outros tantos efeitos:

* Afungentar todo o poder do demónio
* Desarreiga-lo e expulsá-lo

Em seguida, a oração continua, sublinhando outros efeitos além de expulsar os demónios:

* Curar doenças
* aumentar a graça divina
* proteger as casas e todos os locais onde os fiéis moram, de toda a influência imunda causada pelo pestilento Satanás.E ainda que as ciladas do demónio infernal sejam vencidas e que a serenidade e a saúde dos habitantes sejam protegidas de toda a eventual presença nociva, susceptivel de perigar a paz dos habitantes, a fim de gozarem de serenidade e saúde.

O óleo exorcizado..

utilizado com fé, permite igualmente enfraquecer o poder dos demónios, os seus ataques e os fantasmas que suscitam. Recupera também a saúde da alma e do corpo. Lembremos simplesmente o antigo costume de ungir as feridas com óleo e o poder que Jesus conferiu aos Apostolos de curar os doentes pela imposição das mãos e a unção com óleo. O óleo exorcizado tem, além disso, a propriedade específica de libertar o corpo do malefício(macumbaria,bruxaria,trabalhos...). Aconteceu muitas vezes a exorcistas a abençoar pessoas que tinham sido vítimas de bruxaria comendo ou bebendo qualquer coisa maléfica. É fácil compreender aquele mal de estômago e o fato de estas pessoas terem uma tendencia para vomitar ou para terem manifestações de soluços ou de arrotos especialmente em encontros de caracter religioso: quando vão a igreja, quando rezam, mas sobretudo, quando são exorcizados. Nesses casos o organismo, para se libertar, deve expelir tudo o que tem de maléfico. O óleo exorcizado ajuda muito a despegar e a libertar o corpo dessas impurezas. Pode também beber-se água benta com esta finalidade.

Convém mencionar alguns pormenores relativos á ingestão de água benta , nos quais, para quem não esta acostumado a estes fenómenos, ou que nunca assistiu a nenhum será difícil de acreditar. Que coisas é que são expulsas? Por vezes saliva espessa e espumosa; outras vezes uma espécie de papa branca e granulosa. Outras ainda objetos dos mais variados: pregos,pedaços de vidro,bonequinhas pequenas em madeira, pedaços de corda com nós, fios de ferro enrolados,fios de algodão de diferentes cores, coagulos de sangue...essas coisas por vezes são expulsa pela vias naturais; mas a maior parte das vezes..vomitando. Repare-se que isso não provoca nunca o minimo perigo ao organismo(que pelo contrario fica aliviado), mesmo que se trate de bocados de vidro cortante. O padre Cândido tinha uma pequena vitrine cheia deste tipo de objetos, expulsos por diversas pessoas.Noutros casos a expulsão permanece um mistério: A pessoa sente por exemplo uma dor abdominal, como se tivesse um prego no estômago, depois encontra um prego no chão, ao seu lado, e a dor desaparece. Tem-se a impressão de que todos estes objetos se materializam exactamente bo instante em que são expulsos. O Pe. Cândido afirmou durante uma entrevista "Vi pessoas deitar bocados de vidro, ferro,cabelo,ossos,algumas vezes pequenos objetos em plastico tendo a forma de uma cabeça de gato,leão ou serpente estes objetos estranhos tem certamente uma ligação com a causa que determinou a possessão diabólica".

O sal exorcizado servetambem para expulsar os demónios e para preservar a saude da alma e do corpo. Mas uma das suas propriedades especificas consiste em proteger os lugares das influencias ou presenças maléficas. Habitualmente nestes casos, o conselho é espalhar sal exorcizado sobre a soleira da porta da casa e nos quatro cantos da divisão ou divisões que suspeita estarem infestadas.

O mundo católico incrédulo ri talvez perante estas afirmações. A verdade é que a ação dos sacramentais é tanto mais eficaz quanto maior for a fé. Sem ela muitas vezes são ineficazes. O vaticano II , retomando os termos do direito Canónico, define-os como "os sinais sagrados com os quais por uma certa imitação dos sacramentos têm significado e obtem efeitos especialmente espirituais, pela intercessão da Igreja".Quem os utilizar com fé obtém resultados inesperados. Sei de muitos males rebeldes aos medicamentos que desapareceram unicamente porque o interessado tinha feito sobre ele um sinal da cruz com óleo exorcizado.

No que se refere as casas é particularmente eficaz queimar incenso benzido. O incenso foi sempre considerado, mesmo junto dos povos pagãos, como um antídoto contra espiritos malignos e um meio de de louvar e adorar a divindade. Embora o seu emprego liturgico seja extremamente reduzido, continua a ser um meio eficaz de louvar a Deus e de lutar contra o Maligno.

O ritual contém uma benção especial para as roupas.
Constatamos varias vezes a eficácia sobre pessoas incomodadas por presenças diabólicas. Por outro lado, isto constitui um teste para determinar se a pessoa é ou não vítima de presenças diabólicas. Também é util saber isto. Exorcistas são muitas vezes consultados por pessoas que suspeitam que um dos seus próximos seja vitima do demónio, mas infelizmente essa pessoa não acredita nessas coisas, muitas vezes não tem qualquer fé religiosa e não esta disposta de modo nenhum a receber a bênção dum padre. O que fazer nestes casos?

Acontece por vezes que, tendo sido benzidas algumas das suas roupas, a pessoa em questão despe-as imediatamente após as ter vestido , não suportando o contato com elas, colocar agua benta nos alimentos a pessoa vitima pode achar este alimento amargo e intragável mas sem saber porquê.

No entanto, chamamos a atenção para o fato de estes testes poderem ser reveladores nos casos positivos : isto é, se uma pessoa é sensivel ao fato de a agua estar ou não benzida, podera ser sintoma de uma presença maléfica. Porem o raciocínio inverso não é concludente: o fato de uma pessoa não reagir a este tipo de teste não permite excluir a possibilidade de ter uma presença maléfica. O demónio faz tudo para não ser descoberto.

Mesmo durante os exorcismos, o demónio procura esconder-se, e o Ritual põe, inclusivamente, de sobreaviso o exorcista contra os fingimentos diabólicos. Por vezes o demónio ou não responde ou dá respostas estúpidas, não atribuives a um espirito inteligente como ele é. Outras vezes finge ter saido do corpo possesso e ter deixado de o pertubar, esperando assim evitar que a pessoa procure benção do exorcista. Outras vezes impede, por todos os meios , que a pessoa se submeta aos exorcismos.

Poderão ser obstaculos físicos ou, na maior parte das vezes, psíquicos que fazem com que o paciente não compareça ao encontro com o exorcista no dia marcado, a não ser que seja forçado por um parente ou amigo. Outras vezes finge os sintomas de uma doença natural. Outras ainda o paciente tem sonhos ou visões em que tem a ilusão de que o Senhor a Virgem Santíssima ou qualquer Santo o libertou, fato que o leva a anular a sua marcação com o exorcista , dizendo-lhe eventualmente, ja estar liberto.


Os Sacramentais indicados além da ajuda especifica própria de cada um ,servem tambem para desmascarar, pelo menos parcialmente, as diversas ciladas do Maligno.

============Testemunho============

Um dia o Pe.Candido ia exorcizar um possesso. O Sacristão aproximou-se dele com o recipiente da agua e o hissope. O demónio disse-lhe imediatamente "Lava o focinho com esta agua!" Só então o sacristão se lembrou que tinha enchido o reservatório na torneira, mas que se tinha esquecido de mandar benzer a agua.

============Testemunho============

O Pe. Candido Pergunto a um demonio se havia fogo no inferno, um fogo que queime para o bem. O demónio respondeu-lhe "Se tu soubesses que fogo tu és para mim não me farias essa pergunta" Certamente não se trata de fogo terrestre, provocado pela combustão . Ma percebemos de que o demónio se queima pelo contato com objetos sagrados como crucifixo relíquias e agua benta, aconteceu-me varias vezes ouvir o demonio reconhecer que sofria mais durante as bençãos do que no inferno,Para uns demónios é insuportavel ser aspergidos com agua benta , outros ficam exasperados com o sopro(Momento que o exorcista sopra a face do endemoninhado)que é um meio ao qual se recorre desde a época patrística, como se refere Tertuliano;outros ainda não suportam o cheiro do incenso, pelo que é mais útil usálo, finalmente para outros é doloroso o som do órgão, da musica sacra , do canto gregoriano...

4 comentários: