.

quarta-feira, 24 de março de 2010

O malefício, feitiço, mau-olhado

Muita gente se pergunta se tem efetividade o malefício, isto é, aquilo que se faz para prejudicar a alguém com a intervenção do demônio. Alguns inadequadamente o chama de mau-olhado mas não tem nada a ver com a vista nem com o olho.

Primeiramente é preciso ressaltar que quem faz um malefício, como quem manda fazê-lo, serão os primeiros prejudicados pelo demônio. Sem dúvida serão prejudicados ou com algum tipo de influência demoníaca ou com a possessão ou com doenças. Nunca se invoca o demônio em vão.

Depois as pessoas se perguntam se existe remédio contra o que se fez. Isso depende da vontade de Deus. Logo, disto se afirma a mesma coisa que de um acidente, enfermidade ou desgraça. Deus permite que na nossa existência sobre a terra haja bens e males, porque a vida é uma prova antes do Juízo. Claro que a pessoa que ora e vive em graça de Deus está protegida por Ele. Quanto mais se ora e se vive uma vida espiritual se está mais protegido.

Como se pode saber se alguém é vítima de um malefício? Não existe maneira possível, já que a ação do demônio é invisível. Só é seguro quando se produz uma possessão ou uma influência demoníaca na pessoa cujos sinais são visíveis para o exorcista. Também é possível saber que um mal é fruto de um malefício quando esse vem acompanhado de acontecimementos preternaturais malignos. Mas salvo que apareçam coisas externas que delatem uma causa demoníaca, nunca se poderá saber se algo vem de causas naturais ou não.

O que fazer se você suspeita que alguém lhe fez um malefício? Como já foi dito, quase sempre não é possível chegar à certeza nesta matéria nem sequer para o especialista, muito menos para uma pessoa particular sem grandes conhecimentos sobre o tema. Mas se um malefício foi praticado, a única maneira de destruí-lo é fazer justo o contrário: invocar a Deus.

Por conseguinte, se uma pessoa invocou o demônio para fazer o mal, se trata de que a vítima invoque a Deus para que lhe proteja, lhe ajude e lhe abençoe. O bem sempre é mais forte que o mal.

Digo para as pessoas que vêm à minha paróquia dizendo que sofrem um maleficio que, salvo exceções, é impossível comprovar a causalidade demoníaca, mas que se sofrem realmente de um maleficio o único remédio é que façam cada dia o seguinte:

-rezar um mistério do terço
-ler cinco minutos o Evangelho
-falar com Deus durante uns instantes
-ir à missa (dominical ou com mais freqüência)
-colocar na casa um cruficixo abençoado
-colocar uma imagem abençoada da Virgem Maria
-Persignar-se com água benta uma vez por dia


Fazendo estas coisas o mal que sofrem se é do demônio irá desaparecendo. Mas se não somem de nenhuma maneira, isso seria sinal de que não estava provocado por um malefício.

Apêndice para os sacerdotes
.....................................................


A efetividade de um malefício pode produzir desconfianças em muitos sacerdotes. No entanto, a completa e universal unanimidade de todos os exorcistas é que existem malefícios que por permissão de Deus produziram um mal. Nos exorcismos isto foi comprovado várias vezes em todas as partes e em todos os séculos. Quando o malefício foi acompanhado de uma possessão, nalgumas ocasiões o demônio diz o lugar onde estava (enterrado ou escondido) o objeto que tinha produzido a possessão ou a enfermidade. O objeto maléfico pode ser um sapo dentro de uma garrafa, cabelos numa boneca de cera, etc. A matéria do objeto é o de menos, o interessante é observar que existe uma conexão entre a causa e o efeito, entre o ato de invocar os demônios e o prejuizo que se produz.

Eu mesmo, que escrevo estas linhas, fui muito desconfiado acerca desta matéria do maleficio. Mas a experiência de muitos anos fez com que eu me rendesse diante da realidade. Às vezes as próprias teorias de como deveria ser o mundo, devem reconhecer que o mundo é como é.

Mas bem, toda causa segunda só produz um mal se Deus permite. Se algo não entra nos planos de Deus não acontece, simplesmente. Assim sendo a ação extraordinária do demônio só é um elemento mais da permissão do mal neste mundo.

Porém, como saber se um fiel que diz que padece um influxo do demônio tem razão ou é mera sugestão? Não há maneira possível. A ação do demônio é invisível. A única coisa que pode fazer o sacerdote é abençoá-lo durante alguns minutos (e inclusive recitar uma breve fórmula exorcística em latim sem que se dê conta o interessado) para ver se há alguma reação.

Se houver alguma reação extranha, será necessário enviá-lo ao sacerdote especialista nestes casos. As influências do demônio produzem uma série de reações típicas que o perito saberá discernir. Para estes casos nos quais não há possessão, mas sim uma influência preternatural do demônio, estão as orações do Apéndice II do Ritual de exorcismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário