.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Rito do Exorcismo Maior - (Parte 1)

- Antes de iniciar o rito do exorcismo, o sacerdote exorcista se prepara adequadamente para a ocasião,podendo dizer,em silêncio,a seguinte oração:

Senhor Jesus Cristo,Palavra de Deus Pai, Deus de toda criatura,que destes aos vossos santos apostolos o poder de,em vosso nome,submeter os demonios e de subjugar toda a força do inimigo;
Deus santo, que entre outras maravilhas vossas vos dignastes ordenar: afungentai os demonios;
Deus forte,por cuja força satanás caiu fulminado do céu;
com temor e tremor, invoco humildemente, o vosso nome santo, para que escudado por vosso poder, eu possa enfrentar confiante o espirito maligno que atormenta esta vossa criatura.
Vós que vireis julgar os vivos e os mortos e o mundo pelo fogo.
AMEM

RITOS INICIAIS

- O Sacerdote exorcista dirige-se para o local da celebração, revestido da veste conveniente ao ministério sagrado que conforme o costume, será a alva,ou a sobrepeliz sobre o hábito talar; e estola roxa.Feita a devida reverencia ao altar ou, na falta dele, a cruz, dirigi-se para a cadeira. O exorcista e os fiéis, de pé fazem o sinal da cruz enquanto o exorcista, voltado para os presentes diz:


Em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo.

Todos respondem:

Amém.

A seguir , o exorcista abre os braços e saúda os presentes , dizendo:

O Deus , Pai todo-poderoso que quer salvar todo ser humano, esteja convosco.

Todos respondem:


Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Ou:

O senhor esteja convosco.

Todos respondem:

Ele está no meio de nós.

- A seguir, com brevíssimas palavras e bondosamente, pode preparar o fiel atormentado pelo Diabo e os demais presentes para a celebração.

Se parecer oportuno, o exorcista benze a agua, dizendo, de mãos juntas, uma das seguintes orações

Ó Deus, que para a salvação do gênero humano unistes a agua os maiores sacramentos, atendei, com bondade , as nossas súplicas e infundi neste elemento a força da vossa benção.
que a vossa criatura, servindo aos vossos mistérios, receba o efeito da graça divina, de expulsar os demônios e afastar as doenças, para que tudo nas moradas dos fiéis for aspergido com esta água, seja liberto do mal; não permaneça ali o espírito maligno e se afastem todas as ciladas do inimigo oculto; e os vossos fiéis por invocação do vosso santo nome, se livrem de todos os ataques por cristo, nosso Senhor.

Todos respondem:

Amém.

Ou:

Senhor Deus todo-poderoso, que sois fonte e origem de toda a vida do corpo e da alma, abençoai esta agua, que usaremos com confiança para pedir o perdão pelos nossos pecados e conseguir a proteção da vossa graça contra todas as doenças e ciladas do inimigo.
Fazei,Senhor, que pela intervenção da vossa misericórdia,sempre brotem aguas vivas para a nossa salvação, a fim de nos aproximarmos de vós com um coração puro, e evitar todos os perigos da alma e do corpo
Por Cristo, nosso Senhor.

Todos respondem:

Amém.

- Se na bênção, se misturar sal a agua , o exorcista benze o sal, dizendo:

Humildemente vos pedimos, Deus todo-poderoso: abençoai, por vossa bondade, este sal que, através do profeta Eliseu, ordenastes jogar na fonte para curar as esterelidade da agua.
Onde que que esta mistura de sal e agua for aspergida, fazei Senhor,que, afastado todo o ataque do inimigo, nos proteja sempre a presença do vosso Espirito Santo.
Por Cristo, nosso Senhor.

Todos respondem:

Amém.

E põe o sal na agua , sem dizer nada.

- A seguir, o exorcista asperge com a agua benta o fiel atormentado, os presentes bem como o local, dizendo:

Eis a agua benta!
que ela seja para nós salvação e vida, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Todos respondem:

Amém.

Ou Diz:

Esta agua seja a memória do batismo que recebemos, e nos recorde o Cristo, que nos remiu por sua Paixão e Ressurreição.

Todos respondem:

Amém.

2 comentários:

  1. uma boa forma de conhecer-mos o rito do exorcismo. nada do que as pessoas pensam qd vêem o filme Exorcista.

    é uma verdade que este Rito só pode ser feito por um sacerdote.

    olga

    ResponderExcluir
  2. Boa atitude de revelar o verdadeiro rito de exorcismo, pois muitos contaminados por tal filme denominado O exorcista, tem em suas mentes aquele ritual como verdadeiro. Continue divulgando as verdades e riquezas da Santa Igreja Católica.
    Paz e unção!
    Rodrigo Souza

    ResponderExcluir