.

quarta-feira, 24 de março de 2010

A importância e urgência da Libertação e Do Exorcismo no Ministério Sacerdotal

Queridos irmãos e irmãs , é para mim um grande prazer e honra ter sido convidado para passar algum tempo com vocês neste retiro e discutir sobre o assunto: A importância e Urgência da Libertação e Do Exorcismo no Ministério Sacerdotal. Eu espero que o Espírito santo me ajude a expressar minhas idéias claramente para que seja de algum beneficio para vocês em seus ministérios.

Eu acho que vocês têm falado sobre exorcismo e libertação o retiro inteiro, e provavelmente alguns dos assuntos que vou me referir já foram mencionados por outros palestrantes.Por favor, I gostaria de me desculpar mas, alguns problemas em nossas igrejas vem precisamente porque “nós supomos que vocês já soubessem..”

Então, procurando fazer declarações ordenadas, Visando que podemos ter pessoas aqui que não tem relação alguma com o assunto em questão ,Primeiro eu mencionarei alguns conceitos fundamentais sobre Satanás e Possessão, a frente Eu irei rever como Jesus Cristo desenvolveu seu ministério de Libertação, depois nós veremos como o ministério foi assumido pelas primeiras comunidades, Eu tentarei dar a vocês uma breve descrição de como as igrejas tem assumido este ministério; e finalizarei com algumas conclusões e recomendações endereçadas especialmente aos meus irmãos no sacerdócio.

1. Conceitos fundamentais sobre a libertação dos espíritos

A. Incredulidade(Falta de Fé)

Eu começarei salientando que um dos principais problemas para o Cristianismo, e especialmente para os Católicos, é a falta de fé, e em particular, a falta de fé na existência de Satanás.

Embora a Bíblia mencione muita vezes a existência de Satanás , não como um elemento moral para o homem mas como uma Criatura real, como um mal e uma entidade perversa, nós no entanto achamos um grande numero de Cristãos e não Cristãos por todo o mundo que crêem que a existência de espíritos que podem possuir e atormentar pessoas e até mesmo a pratica do exorcismo é uma justificada superstição.

Por mais que três séculos tivessem contribuído enormemente para este problema ao redor do mundo, e oque é ainda pior, é o fato que um grande numero de estudiosos bíblicos , Bispos e padres descrevem as pessoas possessas na bíblia como simples pessoas com doenças mentais ou em outros casos como apenas figuras literárias do autor.

Há quem pense como eles ,negando a existência do demônio e o seu impacto entre nós e também desacreditando as escrituras e e por tanto as revelações feitas por Jesus Cristo. Fonte de toda a verdade de quem aprendemos os mistérios que nos dão vida, estes indivíduos não podem portanto ser chamado de cristãos, isto não importa se eles foram batizados ou não, porque o nome de cristão é dado há quem acredita e segue Jesus Cristo e aceita como verdade o que sua palavra nos revelou.
De acordo com a maioria dos mais conhecidos estrategistas militares, a pior coisa que você pode fazer quando esta em uma guerra é ignorar ou não acreditar na existência de seus inimigos, porque quando o demônio esta na escuridão ele pode planejar e realizar seus planos sem ser visto ou incomodado.A melhor estratégia de Satanás é passar desapercebido e melhor ainda ser considerado um mito ou uma figura literária, porque desta maneira ele pode agir e infestar todas as áreas da atividade humana, como ele já fes em nossos dias. Eu falarei mais sobre isso quando nós analisarmos as situações presentes em nossos dias relacionadas a nossa sociedade.

B. As realidade dos ataques satânicos

Uma vez que tenhamos estabelecido que Satanás, para aqueles de nós que acreditam que Jesus Cristo é um Deus vivo, é um ser real que foi criado por Deus, não com uma natureza má em si, mas em sua rebelião contra Deus tornou-se mal e adquiriu a capacidade para destruir a vida do homem e se ele não for parado, ele vai levar o homem à sua condenação eterna, onde Satanás foi colocado para sempre, agora vamos ver como ele se comporta e como podemos enfrentá-lo e derrotá-lo.

Deus tem concedido a esta criatura maligna poder na terra, não só para tentar e seduzir o homem, como mostrado nos evangelhos sinóticos quando Jesus Cristo foi tentado, mas ainda mais este ser maligno tem recebido poder para entrar dentro dos corpos de homens e mulheres para dominalos , bem como para prejudicá-los, amarrá-los ou torná-los doentes de diferente maneiras.

Este tipo de ataque , chamado possessão , é bem documentado por toda a Bíblia.

Por exemplo, no livro de Tobias(6:7. 8:2-3) onde é mostrado um tipo de ataque de satanás, e no final podemos ver uma espécie de exorcismo. Vemos outro tipo de possessão demoníaca na Serpente do Éden ou em outro caso de Saul quando nos lemos

"O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava. Os servos de Saul lhe disseram: "Há um espírito maligno mandado por Deus te atormentando"(1 Sam.16:14-15; Veja também 1Sam 16:23; 18:10-11; 19:9-10).
Ou considerar as palavras de Deus “O homem ou mulher que consultar os mortos ou for a feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles.” Então é muito claro que nós podemos ver como o espírito maligno ataca a humanidade.

A literatura Judaica também fala sobre isto.Estas importantes referencias dadas por Flavius Josephus,o qual ele mesmo, foi um testemunho de um exorcismo feito usando um antigo ritual de Salomon Em Antiguidades Judaicas (8:46-49), ele afirma que ele viu como um exorcista (Eliezer), utilizando um ritual Salomon expulsa um demônio, na presença de muitas pessoas. Eliezer perguntou-lhe (ao demônio), a fim de provar que ele realmente deixou que o homem.
Isso explicaria o texto em Mateus 12:27, onde Jesus Cristo diz:

“Se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos filhos?”

Desse modo, podemos ver que isso era algo comum entre o povo judeu.”

C. A Possessão

A fim de enteder oque é Possessão eu gostaria de usar a definição dada por Dr.Merril Unger in seu livro, Demônios no Mundo moderdo, que nos fala o seguinte,

A possessão Demoníaca é uma condição na qual um ou mais espíritos malignos ou demônios habitam o ser humano e obtêm o completo controle de sua vítima e apagando temporariamente a sua consciência , eles podem falar e agir através deles como um escravo e usá-lo como uma ferramenta . O demônio ou os demônios que habitam vem e vão como um proprietário da casa que pode ou não pode estar “em casa ”.

Ele diz que “quando o demônio esta” ”em casa””ele pode preciptar um ataque, nesses ataques a vitima passa de seu estado normal, no qual ele age como outras pessoas, para o estado anormal de uma possessão”.

Na possessão o estado da vitima poderia ser marcado por depressão e profunda melancolia ou algmas vezes por vaga estupidez que se assemelham a idiotices.

As vezes, a vítima pode estar estática ou extremamente malévola e descontroladamente feroz, durante a transição do normal para o estado anormal a vítima frequentemente é jogada em um paroxismo de violência, muitas vezes caindo no chão inconsciente, espumando pela boca com sintomas semelhantes à epilepsia e histeria.
Esses distúrbios podem incluir ser surdos, mudos, cegos, epilépticos, coxo, e / ou louco que poderia ser submetido a um tipo comum de doença e que a causa , já apontamos antes, Que muitas pessoas não acreditam na existência do diabo e suas obras , No entanto a bíblia é muito cuidadosa em distinguir entre os 2.

A fim de ajudar-nos a tarefa de discernimento, Kurt Koch em seu livro Occult Bondage and Deliverance, oferece-nos, à partida de Marcos 5:1-20, oito sinais que nos mostra os sintomas da posse. Você pode ler isso no papel dado à conferência.


V 2 O homem tinha um espírito imundo, em outras palavras, ele foi habitado por outra pessoa
O homem exibiu poderes incomuns de força física. Ninguém poderia segura-lo mais.

V4 Ele mostrou acessos de raiva. Ele tinha separado e arrancado os grilhões da cadeia e quebrou em pedaços.

V 6-7. O quarto(v4) é um sinal de desintegração, a divisão da personalidade. (No entanto, a Escritura mostra apenas a personalidade do novo, em vez da constante mudança das duas personalidades.

V 7 O homem mostrou uma resistência ou oposição a fé cristã e as coisas espirituais. Ele disse a Jesus para deixá-lo sozinho.

V 8 O sexto sintoma é hiperestesia(uma sensibilidade excessiva) . O Gadareno tinha poderes de clariviência . Ele sabia imediatamente quem era Jesus.

V 9 . Em seguida é a variação ou alteração de voz. Uma legião de demônios falou dele.

V 13 O oitavo sinal é a transferência oculta. Os demônios deixaram o homem e entraram nos porcos

Então podemos ver que, se seguirmos estes sinais, podemos destacar que as características do segundo, terceiro e quarto que acabamos de descrever, são semelhantes em muitos aspectos com os sintomas de certas doenças mentais , No entanto , digo , de acordo com minha experiência que nenhum caso são exatamente o mesmo.
A cinco características restantes , por outro lado não podem ser encontradas em qualquer classificação psiquiátrica.Por exemplo clarividência em si nunca é um sinal de doença mental, e um doente mental nunca será capaz de falar com uma voz ou uma língua que não foi previamente aprendida.
Além desses ataques, como dissemos antes, que se referem à habitação de Satanás, a experiência e a pesquisa nos permitem afirmar que existem algumas experiências diferentes de posse total, mas que ainda afectam os sentidos e, por vezes, a liberdade, a saúde, economia e outras áreas da vida desta pessoa.

D. Como lutar contra isto – O Exorcismo

Para lutar contra este ataque satânico a igreja estabeleceu o ritual de exorcismo, com o o qual nós utilizamos para expulsar Satanás para fora do corpo ou fora das áreas atacadas.

A palavra EXORCISMO vem da palalavra EKBALLO que significa literalmente expulsar, conduzir para fora ou enviar para fora, em outras palavras, durante o exorcismo existe uma luta entre o Espírito que tem poder sobre a pessoa e a pessoa que procura livrar-se ou expulsar o espírito maligno , nesta luta o espírito maligno volta com toda sua força e tenta enganar o exorcista para permanecer o maior tempo possível no corpo da pessoa por ele possuída, desta forma causando danos ou usando-os para fins malignos de destruir a raça humana.

É por isso que devemos chamar apenas um Exorcista e não qualquer pessoa, pelo menos para expulsar o demônios que o tem derrotado, porque é preciso lembrar que esta é uma luta entre um espírito muito forte e a natureza humana.

Deve-se então um homem humilde através do qual o Espírito santo pode trabalhar facilmente, somente este homem, em nome de Jesus Cristo, Será capaz de derrotar e expulsar o demônio desta pessoa.

Para ordenar que satanás saia de uma pessoa, é necessário de acordo com a Lei canônica, que isso seja feito por um sacerdote ordenado pelo Bispo para realizar esta ação.

No entanto, nós dissemos anteriormente que não temos unicamente possessão onde o demônio habita e controla uma pessoa, mas que existem também outro tipos de ataques que o demônio exerce sem possuir a pessoa. Nós podemos dizer que o exorcismo nestes casos podem ser feitos por qualquer um, seria suficiente estar aberto a ação do Espírito santo através do qual nosso Senhor Jesus Cristo pode trabalhar sobre a pessoa possuída e libertá-la, que neste caso é conhecido como, ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO.

2. Jesus Cristo e o ministério de Libertação

Se nós quisermos entender a importância do ministério de Libertação Sacerdotal é necessário rever como isto foi praticado por Jesus Cristo de quem nós somos discípulos e representantes.

Gostari de começar por dizer que mesmo com a leitura superficial dos documentos que se referem a atividade de Jesus Cristo mostrada nos evangelhos bem como das primeiras
Comunidades Cristães, especialmente no Livro de Atos , mostram claramente que a pratica do exorcismo de Jesus Cristo bem como de seus seguidores tinham um papel importante.

Olhando para o Ministério de Jesus Cristo podemos dividir em 3 grandes atividades
Pregação, Cura e Libertação, o apóstolo João sugere que, dado que o objetivo de Jesus Cristo foi de libertar-nos do diabo a destruir o trabalho de Satanás com nos vemos em sua primeira carta (1 jo 3,8), não há duvida que sua atividade exorcista foi fundamental na sua obra redentora.

Nas escrituras , nós podemos encontrar, não é por acaso que a palavra “espírito” ou “espíritos”, como usado para designar um demônio, ocorre duas vezes em Mateus, três vezes em Marcos e duas vezes em Lucas com a adição do”mal”, duas em Lucas, com a dos “impuros” uma vez em Mateus, onze vezes em Marcos, e quatro vezes em Lucas. A palavra demônio , no singular ou plural aparece nove vezes em Mateus, três vezes em Marcos , quatorze vezes em Lucas e seis vezes em João. A expressão,”O espírito imundo de um demônio ” aparece uma vez em Lucas, enquanto o verbo “ser endemoninhado” aparece em outra forma ou outras sete vezes em Mateus, quatro vezes em Marcos e uma vez nos Evangelhos de Lucas e João. Resumindo, podemos encontrar 50 versículos nos evangelhos referindo-se à palavra demônio e 14 vezes a palavra Satã.

A importância do ministério de Libertação de Jesus se propagou apenas pelo fato de olharmos seu ministério na galiléia depois que Ele chamou os seus discípulos, os olhou e anunciou o Evangelho e logo podemos ver a oposição do diabo, que é finalizado com o seu primeiro exorcismo , e precisamente por esta ação, diz o Evangelho, a sua reputação espalhado por toda parte (Mc 1:21-23). Além disso, no mesmo Evangelho, Marcos refere que no mesmo dia, curou e libertou muitos homens oprimidos pelo demôinio (Mc 1:34).

Outra passagem importante de seu ministério de exorcismo pode ser encontrada em Mateus 8:31 que nos remete ao exorcismo dos demônios de Gadara, em Mateus 9:33 a cura de um endemoninhado mudo; em Mateus 17:14-21 o exorcismo do endemoninhado epiléptico, em Mc 7,26 a importante passagem na qual ele exorciza a siro-fenícia filha, em primeiro Lc 4:33 podemos ver um homem libertado por Jesus na sinagoga de Cafarnaum, novamente Lc 8:1 refere-se que muitas mulheres libertas e curadas por Jesus estão lhe seguindo. Finalizando , e com um testemunho sobre a relação existente entre a possessão e doença, Lc 13:11 testemunho do exorcismo de uma mulher aleijada.

Ao ler com atenção, podemos encontrar muitos ensinamentos de como Jesus Cristo, realizava estes exorcismos e até mesmo das conseqüências que uma pessoa pode ter, se após ter sido liberta, ele / ela não segue uma vida espiritual séria. (cf. Lucas 11:24-26).

Finalmente, podemos dizer que a importância da cura e da prática exorcista no projeto de Jesus Cristo é corroborada pelo seu interesse em transmitir aos seus seguidores a capacidade de aplicá-lo e relacioná-la de forma indissociável à Boa Nova do Reino e da conversão de sua parte ética, como mostrado por muitas passagens, da qual temos uma referência, vou falar, talvez o mais significativo em Mc 3:13-15 onde é muito claro que Ele chamou os doze, os chefes da Igreja a uma missão muito específica " de proclamar a mensagem, com o poder de expulsar demônios" e em Mateus 10:7-8 em que ele afirma: "Ele deu-lhes poder sobre os espíritos imundos com poder para expulsá-los". Além disso, a missão dos discípulos será a mesma onde podemos ver em Lc 10:1.17, Todos os que crêem tem o mesmo poder “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios..” Mc 16:17 É claro que o movimento iniciado por ele deveria multiplicar o número de exorcistas.

Em seguida, podemos ver muito claramente que a prática exorcista de Jesus Cristo não constitue um elemento marginal ou folclóricos de sua vida pública, mas um dos fatores mais central e significativa do seu ministério.


3. A Igreja primitiva eo ministério de libertação.

Os depoimentos das primeiras comunidades não deixam dúvidas que os apóstolos receberam esse poder para expulsar demônios, como vimos no envio dos 12 e depois dos 72, e que usaram esse poder, mesmo após a ressurreição e ascensão de Jesus Cristo para o céu.

Mesmo que seja verdade que os textos no livro de Atos centra sua atenção na defesa contra o maligno, como mostrado na carta aos Efésios (Ef 5-6), não podemos ignorar alguns dos textos onde podemos ver claramente que o exorcismo era uma prática comum entre os discípulos da Igreja primitiva.

Só para se ter uma idéia do poder e perseverança que os discípulos tinham na luta contra Satanás. O melhor exemplo pode ser encontrado no livro de Atos, capítulo 16, onde Paulo expulsa um demônio de uma menina que praticou adivinhação sob o feitiço do demônio (Atos 16:16-19). Por outro lado, em Atos 19:12 nos é dito que foi o suficiente para ter um lenço que tinha sido tocado por Paulo para poder realizar um exorcismo (Atos 19:12).

Além destes testemunhos temos outros, onde podemos ver o grande poder os apóstolos tinham sobre os demónios, que não só tinham o poder de expulsá-los, mas faze-los útil para corrigir aqueles que se desviaram da vida evangélica ou impedem o crescimento do reino, como mostrado pela primeira carta de Paulo a Timóteo (1 Timóteo 1:20); e eu os entreguei a Satanás, para que sejam ensinados pela disciplina a não blasfemarem. Podemos ver uma passagem semelhante em (1 corintios 5:5) ;entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor.

4. O ministério de libertação na Igreja de hoje

Podemos dizer que a Igreja, no seu contexto geral, nunca parou de usar a prática do exorcismo, mas seria muito bom se pudéssemos refletir sobre a forma como é feito hoje.

Em nossos dias a prática do exorcismo e libertação, é feito principalmente por bispos que, através da sucessão apostólica, o poder de expulsar demônios, como já vimos nos textos do NT onde é muito claro que uma das razões para que foram chamados foi precisamente este.

O "Código Canônico", estabelece que os bispos podem e devem delegar esta autoridade, que é executado como um "sacramental" de sábios e santos sacerdotes devidamente por eles escolhido (cf. cân. 1172).

Descobrimos que há muito poucos bispos e sacerdotes que exercem esse ministério, que é uma parte muito importante do ministério de Jesus Cristo. As razões? Eles poderiam ser muito diferentes, no entanto, entre os mais comuns encontramos o seguinte:

a. Não é necessário ... por que devemos fazê-lo?

Alguns Bispos, sacerdotes acreditam que hoje este ministério não é tão necessária como estava na antiga palavra, porque hoje vivemos em um mundo onde o demônio, em qualquer caso, só pode prejudicá-lo através de uma tentação que pode ser rejeitada com uma vida espiritual boa . Outros, como indiquei anteriormente, acredita que os exorcismos realizados por Jesus Cristo (para aqueles que acreditam no presente), pertencia a situações do mundo antigo ou, em qualquer caso de culturas em que este era mais fácil de acontecer. Outros, enfim, acreditam que nosso mundo está bem e que não há necessidade de exercer este ministério.

Contrariamente a tudo isso, hoje o mundo, abriu suas portas para o demônio. Hoje, a seitas satânicas não precisam se esconder mais. Elas podem até mesmo ser registrado como igrejas em alguns governos, como o México, onde há um secretário para a "Igreja de Satanás". Temos música com as palavras e elementos claramente satânico que não tem qualquer tipo de restrição de ninguém. E poderíamos citar muitos mais elementos que falam de uma presença total de Satanás em nossa sociedade. Como na TV, no cinema e no resto da mídia de massa, onde podemos encontra o diabo sendo promovido com liberdade...

Por outro lado, no mundo moderno a sociedade é muito comum e considera como um "jogo" para "brincar" as tábuas Ouija. A experiência nos diz que uma pessoa que "brinca", com tábuas de Ouija, lê o horóscopo, é associado com a astrologia, videntes, espíritas e médiuns; esta pessoa está brincando com fogo, pois as chances de ele / ela serem possuído por um demônio aumentam exponencialmente.

Nós estamos vivendo em um mundo que se afastou de Deus e introduziu a sua vida inteira nos campos do diabo. Isto permite-nos ver hoje a importância e urgencia do ministério de libertação e exorcismo, não só na igreja, mas em toda a nossa sociedade.

Finalmente, a maioria dos sacerdotes que não têm conhecimento desta questão, como já dissemos no início, acreditam que as pessoas que os procuram com sintomas de possessão ou perturbação causada pelo inimigo, realmente só têm problemas psicológicos. Conseqüentemente causando um grande dano espiritual (e às vezes física e moral), porque muitos deles irão acabar nas mãos de pessoas que trabalham justamente para Satanás.

b. O medo de represálias do diabo

Outras pessoas acreditam que o diabo pode retaliar contra aqueles que fazem parte de um exorcismo, que é totalmente falso, e só revela a ignorância sobre a questão do diabo e suas atividades no mundo e especialmente sobre a natureza humana.

Se eles tivessem mais informações sobre este problema, eles saberiam que o diabo não pode exercer o seu poder como ele desejou poder, porque ele estará sempre sujeito à vontade de Deus e soberania.

Apenas para tornar mais evidente dessa ignorância, deixe-me afirmar que o diabo fica furioso sempre que um sacerdote realiza uma confissão em profundidade para um irmão,do que quando ele realiza um exorcismo, porque no primeiro caso, o padre realmente rouba a vítima das mãos do diabo, que sem a ajuda do padre teria sido arrastado para o inferno, enquanto no segundo caso, a única coisa que o diabo poderia ter feito era perturbar essa pessoa durante o seu tempo na terra, e nada mais. Sempre que um padre, com a ajuda de Deus é capaz de atingir uma conversão em profundidade, o diabo, se ele tivesse uma chance, iria destruí-lo. Satanás odeia da pior maneira possível todos os sacerdotes santos, mesmo que não estejam directamente relacionados com o ministério de libertação.

c. Muito pouco de santidade e vida espiritual

Além das declarações anteriores, temos o fato de uma santidade fraca dos sacerdotes, o que certamente é um requisito para enfrentar o diabo. Infelizmente, como já foi dito, especialmente por Sua Santidade Bento XVI, muitos dos nossos irmãos sacerdotes vivem em uma situação em que sua santidade não é o esperado ou desejado, não apenas para enfrentar o diabo, mas até mesmo para orientar adequadamente os filhos de Deus. Com a desculpa de uma enorme carga de trabalho, muitos dos nossos padres rezam muito pouco e comprometeram seriamente a sua vida espiritual. Certamente, para enfrentar o diabo nestas situações seria inútil ou até mesmo perigoso para a vida espiritual e moral do sacerdote.

d. Falta de generosidade

Finalmente, também podemos encontrar elementos fortes que falam da falta de generosidade dos sacerdotes, porque sempre que eles enfrentam o diabo, que é uma tarefa difícil que coloca a vida dos sacerdotes em perigo. Quem está disposto a servir a seus irmãos para superar este problema, nunca terá descanso suficiente. O Evangelho nos diz que há tanta gente à procura de Jesus Cristo e Seus apóstolos, que nem sequer têm tempo suficiente para comer. Hoje, infelizmente, nós queremos como sacerdotes viver como o resto do povo e por a nossa vida em ordem com tudo programado, especialmente, o nosso tempo de lazer.

Como podemos ver, por razões diferentes, a realidade é que existem muito poucos padres e bispos que hoje prestam esse serviço na Igreja.

Esta falta de ministros, que poderiam estar prestando esse serviço de uma maneira normal nos levou a uma situação em que este ministério é realizado por leigos, com resultados que nem sempre são os melhores. É por isso que a Congregação para a Doutrina da Fé, em 1984, emitiu uma nota a todos os bispos solicitando-lhes que prestem mais atenção a estas situações e excessos, para evitar qualquer dano aos fiéis, bem como quaisquer distorções da fé. No entanto, esta nota ainda deixa um vazio na lei canônica, uma vez que não diz nada sobre a urgência de pastores ou pessoas santas que prestariam ajuda aos sacerdotes, nas práticas de libertação e exorcismo, conforme estipulado pela lei canônica.


5. Conclusões

Gostaria de terminar com algumas conclusões, bem como algumas recomendações que poderiam ser prático, para aqueles que já estão envolvidos neste ministério de libertação, bem como para aqueles que ainda não estão envolvidos.

É um fato inegável, especialmente para os cristãos, a existência de Satanás no mundo, e que ele está sempre com raiva buscando a destruição de homens e mulheres. Ele faz isso de várias maneiras, especialmente com as tentações, e em casos especiais, por possuir a vontade de suas vítimas ou por perturbá-los de fora em seus bens, saúde e relações sociais. Portanto, não podemos ignorá-lo, como tem sido feito ultimamente, porque o que lhe permite agir com maior facilidade e veneno nossa sociedade.

O Ministério de Jesus Cristo foi centrado na pregação e no Exorcismo, como parte do Seu ministério de cura, como esta no evangelhos, foi uma parte fundamental de seu projeto Evangelico . A Igreja, na figura dos apóstolos, testemunha que isto também fazia parte dos primeiros evangelizadores. As afirmações anteriores nos levam a concluir que o ministério de libertação não é opcional do sacerdócio na Igreja, mas é uma parte fundamental de sua missão, que tal como o seu fundador, visa estabelecer o Reino lançando o diabo para fora da vida do homem (em todas as suas formas de ataques, doenças e perturbações).

É uma realidade que nosso mundo precisa hoje mais do que nunca da ação libertadora, uma vez que o diabo está trabalhando hoje em nossa sociedade, que abriu suas portas e tirou todas as restrições para as seitas, magos, feiticeiros, etc, com prejuízos graves para o povo de Deus.

Uma vez que só o sacerdote pode realizar essa atividade, é necessário ter mais padres da diocese que, movido pela caridade, estará disposto a ser instrumento de Deus para libertar nossos irmãos. Estes sacerdotes deveriam aprender mais sobre o inimigo e falar mais e sem medo sobre este mal que está destruindo as famílias. Esconder o problema do povo só vai criar uma grande ignorância permitindo assim que o inimigo trabalhe em total liberdade.

Tendo em conta que o sacerdote é um "alter Christus", ele deve aceitar que este ministério não é reservado para poucos, pois é parte do ministério ordenado. Mesmo se é verdade que, a fim de executar um exorcismo grande que exige o consentimento e autorização do Ordinário, o que não exclui-nos de praticar o exorcismo menor e as libertações que no caso solicitamos algumas das autorizações necessárias, que são normalmente concedidos pelos bispos.

Se os sacerdotes não realizam este ministério, em seguida, as pessoas que estão sob a influência do diabo acabarão indo para os bruxos e outras pessoas que dizem que podem ajudá-los. Isso só irá causar situações piores para aqueles que foram perturbados ou mesmo possuídos. Somente o poder de Jesus Cristo, trabalhando de dentro da Igreja por aqueles que receberam o poder de expulsar o demônio, pode expulsá-lo e destruir as obras do diabo. Então, se nós não podemos ajudar nossos irmãos, então, seremos julgado com dureza por tudo o que o diabo poderia ter feito em nosso irmão que foi rejeitado por nós. Deixe-me lembrá-lo que como um "Alter Christus" devemos realizar este ministério, assim como Jesus Cristo vai fazê-lo hoje, com amor e paciência.

Este ministério deve ser feito com sabedoria e diligência, porque se não fizermos isso, em vez de ajudar, podemos prejudicar gravemente a pessoa. Se uma pessoa é afetada por uma situação física ou psicológica, e o sacerdote sugere que possa ser uma possessão demoníaca, poderia prejudicar essa pessoa ainda pior que, se essa pessoa realmente havia sido possuído ou perturbadas pelo diabo, porque a pior existencia do diabo é aquela criada por nós mesmos.
Por esta razão, a Igreja Católica tornou-se um pouco cauteloso ao lidar com este problema. Richard J. Woods escreve: "Assim, a Igreja exige que a decisão final sobre a posse só será feita após a consulta a um especialista, que hoje seria através de exames médicos, psiquiátricos e parapsicológicos".

Por uma questão de fato, o Ritual prevê que um sacerdote chamado para investigar uma alegação de posse "não deve acreditar com demasiada facilidade que uma pessoa está possuída por um espírito do mal, mas ele deve conhecer os sinais pelos quais uma pessoa possuída pode ser distinguido de alguém que sofre de melancolia ou alguma outra doença. "
Certamente, em casos raros, especialmente quando se lida com situações graves de tempo de libertação ou exorcismo, temos, além da autorização do Ordinário, uma preparação espiritual especial que permitirá o sacerdote enfrentar o diabo com força e poder.

Finalmente, o sacerdote não deve ter medo de enfrentar o demônio pensando que ele pode ser prejudicado pelo diabo. Isso só acontece com aqueles que não estão vivendo uma vida de graça e que não estão levando uma vida de oração e penitência. Isso não deve ser um problema, pois pelo seu relacionamento com Jesus Cristo e ao ministério que exerce em nome de Jesus Cristo e sua Igreja, um padre deve viver uma vida de graça e deve ser uma pessoa de oração e penitência.

Creio que tudo isso nos permite ver que é urgente, que os sacerdotes retomem o ministério e junto com o nosso Senhor Lutem contra as forças de Satanás o expulsando de nossa sociedade.

São João diz em sua primeira carta, que o mundo está sob o poder do diabo (1Jo 5,19), mas enquanto há um sacerdote generoso completamente dispostos a assumir o ministério de Jesus Cristo, haverá uma luz no do mundo, e esta luz que permitirá o Reino crescer.

Queridos irmãos leigos e religiosos: precisamos de suas orações porque é isso que nos mantém, temos de lutar com preces como a que Maria realizou pelo Filho até a luta final na crucificação. Não nos deixem sós. Se trabalharmos como um corpo, com a ajuda de Deus, seremos capazes de devolver o mundo ao seu legítimo proprietário: Jesus Cristo Nosso Senhor, a quem devemos todo o poder, honra e glória. Amen.

Obrigado.

Fr. Ernesto María Caro
Congresso da Associação Internacional dos Exorcista Jun/ 2009

Um comentário:

  1. O fato do exorcísmo existír , obtem alicesses biblico disse Jesusem nome dele espulsariam os demonios. S.Marcos 16v17- S. Mateus 10v8- Lucas 9v1e2 disse tambem Jesus ,não vós alegreis que os espiritos vós sujeitam, antes vós alegreis que seus nomes estão escritos no livro da vida. O fato da pratica do exorcísmo tem respaudo biblico, más a maior honra que Jesus deixou ao ser humano e ser salvo e ter seu nome escrito no livro da vída, muitas das veses Jesus quer que o ser humano vá até ele e busque ele mesmo sua propria libertação.

    ResponderExcluir